Água da Chuva: A Fonte que Nunca Seca
Por milênios o Homem utilizou a água de chuva para diversas aplicações, inclusive para beber, lavar e irrigar. No entanto, nos dias de hoje, a água de chuva pode ser altamente poluída e inadequada para o uso. Contudo, esta é uma de nossas fontes mais puras de água e com o correto tratamento ela pode nos servir às mais variadas aplicações.
Quando a chuva cai sobre uma avenida ou um telhado de residência, ela se torna contaminada por tudo que toca. Mas antes de tocar uma superfície, a água de chuva é relativamente pura. Comparada com água de poço, que normalmente possui elevadas concentrações de sais, a ela é mais limpa e mais fácil de purificar. E diferentemente da água de lagos e rios, a água de chuva não contém fármacos (micropoluentes), minerais e outros poluentes.
Nós bebemos, damos descarga, tomamos banho e irrigamos com águas subterrâneas e de superfície. Porém, podemos fazer o mesmo com a água de chuva. A aplicação que desejamos ter com este tipo de água determina o tipo de tratamento necessário.
Diferente Usos da Água de Chuva
Se você for usar água de chuva para um sistema de irrigação, pouquíssimo tratamento é necessário. Basta uma peneira e no máximo um filtro de 200 mesh. O filtro impede que areia e outros sedimentos maiores entupam os bicos de irrigação. Além disto, a água de chuva é a forma natural que as plantas são irrigadas.
Já se o seu uso será na parte interna, podendo ser utilizada para limpeza de pisos e roupas, descarga e banhos, é recomendável que a água passe por alguns processos de filtração extra, além de ser importante protegê-la contra contaminação microbiana. Não é incomum que, para estas aplicações, seja adicionado algum colorante à água. Porém quando se opta por este procedimento, limita-se o uso da água.
Caso seu intuito não seja restringir o uso da água de chuva, pretendendo potabilizá-la, é importante tomar certos cuidados. Se a sua região for altamente industrializada, cuidados especiais com Compostos Orgânicos Voláteis devem ser tomados. Além disto, é de suma importância que um descarte inicial da água seja realizado (First Flush). Deve-se também ter cuidados extras com contaminação microbiana, adotando a cloração, ou outro método igualmente eficiente. Por fim, é necessário que haja correção do pH da água, afinal, a água da chuva tende a ser ácida.
Agora, se você busca utilizar a água da chuva para abastecer algum processo fabril específico, cuidados especiais devem ser tomados. É importante que a água passe por uma caracterização físico-química para em seguida enquadrá-la ao seu processo.
Atenção
Ao optar pelo uso de água de chuva, atrelado ao reuso de água, seja água cinza em aplicações residenciais e comerciais, ou mesmo reuso de efluente para aplicações industriais, sua dependência de sistemas centrais / municipais de distribuição de água pode ser reduzida drasticamente, ou mesmo zerada.
Além de impactar significativamente na redução de custos, estas etapas podem tornar o seu processo autossuficiente.
Para todas as situações a LITER possui know-how e um corpo técnico dedicado a encontrar a melhor solução para a sua aplicação.
Se você tem dúvidas em relação a qualidade da sua água, entre em contato com a LITER para que possamos auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.