O que são micropoulentes? Tire suas dúvidas

custo de operação de um abrandador de água
Como melhorar o custo de operação de um abrandador de água
7 de dezembro de 2020
micropoluentes

Micropoluentes são substâncias tóxicas, orgânicas ou minerais, com propriedades persistentes e biocumulativas que podem gerar danos ao meio ambiente e aos organismos. Estes contaminantes estão presentes em muitos produtos que são consumidos diariamente, como cosméticos, remédios, produtos fitossanitários, inseticidas eagrotóxicos.

Isto significa que estes contaminantes não podem ser completamente degradados naturalmente e não podem ser removidos através do tratamento de efluente e água convencional.

A emissão contínua de micropoluentes através dos efluentes pode gerar danos em longo prazo, à medida que estes se tornam mais concentrados no ambiente. Alguns estudos de impactos causados por estes contaminantes têm sido realizados, porém os reais efeitos ainda são desconhecidos.

Quais são as fontes de micropoluentes?

Os micropoluentes são normalmente classificados em quatro famílias principais, sendo elas:

1. Metais e elementos radioativos

Normalmente são provenientes de efluentes industriais. A falta de tratamento adequado nestas atividades pode gerar o acúmulo de algumas substâncias na natureza, como as listadas abaixo:

– Chumbo;

– Cadmio;

– Mercúrio;

– Arsênico;

– Antimônio;

– Urânio.

2. Micropoluentes orgânicos

Em sua maioria são provenientes de efluentes municipais, industriais e agrícolas. A falta de tratamento adequado nestas atividades pode gerar o acúmulo das seguintes substâncias na natureza:

– Pesticidas;

– Hidrocarbonetos;

– Solventes;

– Detergentes;

– Cosméticos.

3. Hormônios

Na maior parte dos casos são provenientes de efluentes municipais. A falta de tratamento adequado nestas atividades pode gerar o acúmulo de substâncias na natureza, sejam elas naturais ou sintéticas.

4. Produtos Farmacêuticos

Normalmente são provenientes de hospitais e de efluentes municipais. A falta de tratamento adequado nestas atividades pode gerar o acúmulo de substâncias provenientes de:

– Antidepressivos;

– Antibióticos;

– Analgésicos;

– Broncodilatadores;

– Produtos quimioterápicos;

– Betabloqueadores;

– Hipolipemiantes.

Quais são os impactos já conhecidos causados por micropoluentes?

Como eles não são biodegradáveis, sendo persistentes e biocumulativos, muitos têm sido identificados como agressivos às espécies aquáticas, animais e provavelmente à saúde humana. Algumas pesquisas recentes demonstram efeitos drásticos em populações de peixes. Um estudo realizado em Ontário, Canadá, apresentou casos de feminização e mudança de sexo em peixes após a exposição a hormônios femininos provenientes de efluentes municipais.

Outra preocupação recente diz respeito ao surgimento de organismos resistentes a antibióticos. Há um aumento nas evidências que apresentam a ocorrência de genes resistentes aos antibióticos devido ao seu uso intensivo em humanos e animais. Como consequência do crescimento populacional e a alta dependência de químicos, especialmente fármacos, a quantidade de micropoluentes tende a aumentar.

O que devo fazer para reduzir a ingestão de micropoluentes?

O Ministério da Saúde não prevê qualquer controle de grande parte destes micropoluentes, ficando a responsabilidade de remover tais contaminantes da água para o consumidor.

A forma de tratamento adequada varia de acordo com o tipo de poluente que desejamos remover da água. Os filtros de carvão ativado, quando dimensionados para tal aplicação, podem remover uma quantidade considerável destes contaminantes, além da aplicação de oxidação por ozônio.

As membranas de ultrafiltração removem apenas os contaminantes que estiverem presentes em partículas suspensas na água, enquanto membranas de osmose reversa e nanofiltração podem reter todo tipo de contaminante com mais eficiência.

O mais adequado é entrar em contato com um especialista em tratamento de água para que ele possa recomendar o tratamento indicado para cada situação.

Onde posso ter mais informações sobre isto?

Se você tem dúvidas em relação à contaminação por micropoluentes e quer saber que tipo de tratamento deve adotar, fale conosco para que possamos auxiliá-lo a encontrar a melhor solução, além de ajudá-lo com outros problemas relacionados a tratamento de água.

Uma solução são os filtros de Carvão Ativado Liter, que são dimensionados de acordo com a aplicação, por isto, não devem ser comparados com filtros para remoção de Cloro ou de Matéria Orgânica.

Leia também: Filtro de Carvão Ativado

Compartilhe

Os comentários estão encerrados.

Skip to content