Tratamento e Reuso de Água Cinza

Sulfeto de Hidrogênio na Água
30 de agosto de 2016
Reuso da Água de Chuva
2 de setembro de 2016
Tratamento de Água Cinza

Tratamento de Água Cinza

Tratamentos: Água Cinza

Dificuldade do Texto: Baixa

Devido ao aumento populacional e o subsequente aumento de demanda por água potável, o estilo de vida em áreas densamente urbanizadas tem sido alterado. Uma das mudanças que tem ocorrido está relacionada ao consumo de água, principalmente no que tange às fontes alternativas de água. O tratamento e reuso de água cinza tem sido, a cada dia que passa, um requisito básico para muitos moradores de grandes cidades.

Água cinza pode ser definida como qualquer efluente gerado por uma residência, excluindo o esgoto sanitário. A grande diferença entre a água cinza e o esgoto é a carga de matéria orgânica, onde o esgoto possui concentração mais elevada deste contaminante. Algumas pessoas também consideram o efluente gerado pela pia da cozinha como esgoto, devido a alta carga de matéria orgânica proveniente desta fonte, quando comparado com efluente de banho ou da área de serviço.

Tratamento de Água Cinza

Onde a Água Cinza pode ser usada?

Passando por um  tratamento adequado, a água cinza pode ser utilizada em diversos pontos de uma casa ou empresa. Estes usos incluem água para lavação, para descarga de banheiros, irrigação de plantas (que gerem, ou não, comida) e limpeza de pisos. A água cinza é uma excelente fonte nutrientes (tais como o Fósforo e o Nitrogênio) para as plantas.

Quais são os benefícios de reutilizar a Água Cinza?

O tratamento e reuso de água cinza não diminuem nossa qualidade de vida, na verdade, esta ação pode nos prover benefícios em muitos níveis.

Dois grandes benefícios em reutilizar O tratamento e reuso de água cinza são:

  1. Redução da necessidade de água potável. Economizar no consumo de água potável reduzirá significativamente a conta de água de sua casa ou empresa.
  2. Redução da quantidade de efluente gerado, novamente gerando um benefício para sua conta de água, além de exigir uma demanda menor de tratamento de efluente para cada residência.

Como a Água Cinza deve ser tratada para reuso?

O tratamento e reuso de água cinza podem ser realizados por diversas formas. Os métodos selecionados devem ser seguros para a saúde e não prejudiciais ao meio ambiente.

O tratamento e reuso de água cinza pode ser realizado utilizando microrganismos, plantas, agentes químicos e/ou físicos, onde o melhor método pode variar de acordo com a aplicação. Em residências, por exemplo, o método físico-químico tende a ser a melhor opção, porém cada caso deve ser analisado individualmente.

Se você tem dúvidas em relação a qualidade da sua água, entre em contato com a LITER para que possamos auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Compartilhe

Os comentários estão encerrados.

Skip to content