Tratamento de Água por UV

Métodos de Cloração e Decloração
5 de setembro de 2016
Qual o Tamanho Ideal de Cisterna?
16 de setembro de 2016
Dificuldade do Texto: Média

 

Evidências de tratamento de água foram encontradas na Grécia Antiga e escritos em Sânscrito datando de mais de 2.000 anos antes de Cristo. Naquela época a fervura e a filtração mecânica eram os métodos empregados, porém esperava-se somente melhorar o sabor da água. A preocupação com contaminações só surgiu após os anos de 1670, quando o microscópio passou a ser utilizado por cientistas daquela época.

Nos anos de 1700 filtros feitos de lã, esponja e carvão ganharam popularidade. Porém, só em 1804 na Escócia o primeiro sistema de tratamento de água municipal, baseado em filtração lenta por areia, foi construído. Inicialmente a água era distribuída por carroças e as tubulações foram construídas três anos depois. O estabelecimento de sistemas de tratamento de água confirma que a segurança em relação a sua contaminação se tornaram uma prioridade aos oficiais públicos.

Um surto de cólera em Londres, no ano de 1854, transmitido pela água contaminada pelo esgoto municipal, criou uma nova necessidade. A água passou pelas bombas contaminadas pelo esgoto, não adquirindo gosto nem odor, sendo distribuída posteriormente a todo município. Logo cientistas iniciam suas pesquisas para evitar um novo surto, desenvolvendo assim o procedimento de cloração da água, a fim de descontaminá-la. Passaram-se mais alguns anos até que a desinfecção tornasse a ser utilizada na água “potável”.

Hoje, o método de cloração é o mais utilizado mundo a fora, sendo ele responsável por reduzir drasticamente casos de doenças relacionadas a água, como pode ser observado no gráfico abaixo, que apresenta dados dos Estados Unidos desde 1900 em números de mortes para cada um milhão de habitantes.

O gráfico ao lado apresenta bons resultados, mas seria o método de cloração o melhor método de desinfecção de água disponível atualmente? É verdade que a cloração reduziu drasticamente a quantidade de pessoas afetadas por doenças, mas também é verdade que o cloro afeta no sabor e odor da água. Além disto, se dosado erroneamente, pode ocasionar danos à saúde.

Variações de cloro e mesmo ozônio têm sido utilizados na água, porém em todas estas opções há formação de subprodutos e/ou mudanças no sabor e odor da água.

Com isto, um método alternativo de desinfecção vem ganhando espaço: o método de desinfecção por Luz Ultravioleta (UV). Ainda no ano de 1877, dois cientistas britânicos comprovaram a efetividade destas luzes em eliminar contaminações microbiológicas da água. A luz UV percorre através da água até encontrar um microrganismo e inativá-lo, eliminando assim o crescimento microbiano na água.

Tradicionalmente, os sistemas de esterilização por UV utilizam lâmpadas de mercúrio pressurizado para criar a Luz UV. Pesquisadores descobriram que os comprimentos de onda mais efetivo para atuar na desinfecção da água gira em torno de 260 e 270 nm, com o mercúrio gerando uma onda 254nm de comprimento.

Estas lâmpadas possuem decaimento baseado em horas de funcionamento, sendo a troca destas lâmpadas a única preocupação em relação a manutenção do sistema. A grande vantagem é que este sistema de desinfecção não utiliza nenhum produto químico, não gerando subprodutos, além de não alterar gosto e odor da água.

Os sistemas de esterilização por UV tem se tornado mais acessíveis a cada ano, sendo a primeira opção para diversas aplicações industriais, e não raras as aplicações comerciais e residenciais atendidas. Certamente a água tratada por este tipo de tecnologia provê uma água com qualidade muito superior à qualidade obtida por uma água tratada por cloro, justificando assim o aumento na procura deste método.

Linhas de Produtos

Se você tem dúvidas em relação a qualidade da sua água, entre em contato com a LITER para que possamos auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Veja abaixo as duas linhas de equipamentos por UV que a LITER oferece para você.

Sistema UV

sistema_uv3

Os sistemas por UV da LITER são dimensionados para cada ocasião, podendo ser na linha residencial ou comercial. Ambos são fabricados em aço inox com polimento interno.

Compartilhe

Os comentários estão encerrados.