Tudo o que você precisa saber sobre o pH da água da chuva

Reuso Água de Chuva
Reuso de Água de Chuva – Separador de Fluxo (First Flush)
17 de abril de 2017
dimensionar um abrandador de água
Como dimensionar um abrandador de água corretamente
20 de novembro de 2020

Você já se perguntou qual o pH da água da chuva? Ela não pode ser considerada pura, pois água pura não é ácida nem alcalina, mas neutra. À medida em que ocorrem precipitações, a chuva absorve parte do ar atmosférico para si, acarretando a mudança do seu pH. É através deste parâmetro que determinamos se a água é ácida, básica ou neutra.

A acidez ou alcalinidade da água é medida em uma escala que vai de zero a 14. A escala usada é uma medida do potencial Hidrogeniônico, também conhecido como pH. Quando o pH de determinada substância é maior do que sete, ela é considerada uma substância alcalina, ou básica. Se o pH for menor do que sete, a substância é considerada ácida. Porém, se o pH for igual a sete, então a substância é neutra.

Mas afinal, qual o pH da água da chuva?

A água da chuva é um grande lavador de gases, absorvendo para si parte de tudo o que entra em contato com ela. Parte do que ela absorve é o CO2 (Dióxido de Carbono), que entrará em equilíbrio na água com o H2CO3 (Ácido Carbônico), que é um ácido fraco, com o HCO3 (Bicarbonatos) e com o CO32- (Carbonatos). É possível também que a chuva solubilize outras substâncias a ela que poderão aumentar a sua alcalinidade, como a poeira, por este motivo, o pH da água varia de região para região, ficando entre cinco e sete, tornando esta água levemente ácida.

Além do CO2, outras substâncias que impactam no pH podem ser absorvidas pela água da chuva, como o dióxido de enxofre (SO₂) e os óxidos de nitrogênio (NOx). Por este motivo, após grandes queimadas, por exemplo, o pH da água de chuva tende a ser mais baixo. Há inúmeros tipos de substâncias que podem ser absorvidas pela chuva, por isto, deve-se dar a atenção adequada quando a intenção é reaproveitá-la.

Se o pH da água de chuva for menor do que cinco, considera-se que a chuva é ácida. Este tipo de chuva pode causar danos a lagos, pequenos rios e vegetações, dependendo de sua intensidade. Ela pode ocorrer devido à ação do homem, decorrente de queimadas propositais ou através da absorção de gases de combustão emitidos em grandes centros urbanos. Também pode ocorrer devido a fatores naturais, através da emissão de gases de vulcões, queimadas naturais, ou mesmo extensas áreas de vegetação que perderam suas folhas – algo comum em regiões temperadas. Nestes casos, tratamentos especiais devem ser adotados.

Como Neutralizar o pH da Água de Chuva

Existem diversas formas para neutralizar o pH da água de chuva. Em indústrias ou mesmo em Estações de Tratamento de Água municipais costuma-se utilizar barrilha ou soda cáustica. Estes produtos são medidos com o auxílio de uma bomba dosadora, regulada para averiguar a quantidade de produto adequada.

Em residências tais sistemas não são tão comuns, devido ao elevado custo de manutenção e à necessidade de acompanhamento próximo. Por isso, é comum a utilização de sistemas à base de Neutrox. Ele é formado por uma mistura de rochas naturais, que conferem à água minerais na quantidade necessária para neutralizar o seu pH.

A grande vantagem em utilizar sistemas à base de Neutrox é que não há risco de superdosagens e nem subdosagens. Nestes sistemas, a água solubilizará a quantidade necessária até atingir o pH próximo de sete. É um sistema que replica a neutralização do pH da água tal qual ocorre na natureza.

Leia mais: Reuso da Água de Chuva

Compartilhe

Skip to content