Chuva: Água Excelente com Usos Ilimitados

Qual o Tamanho Ideal de Cisterna?
16 de setembro de 2016
Reuso de Água Condensada de Condicionadores de Ar
23 de setembro de 2016
Coleta de Água de Chuva

Coleta de Água de Chuva

Dificuldade do Texto: Média

Água da Chuva: A Fonte que Nunca Seca

Por milênios o Homem utilizou a água de chuva para diversas aplicações, inclusive para beber, lavar e irrigar. No entanto, nos dias de hoje, a água de chuva pode ser altamente poluída e inadequada para o uso. Contudo, esta é uma de nossas fontes mais puras de água e com o correto tratamento ela pode nos servir às mais variadas aplicações.

Quando a chuva cai sobre uma avenida ou um telhado de residência, ela se torna contaminada por tudo que toca. Mas antes de tocar uma superfície, a água de chuva é relativamente pura. Comparada com água de poço, que normalmente possui elevadas concentrações de sais, a ela é mais limpa e mais fácil de purificar. E diferentemente da água de lagos e rios, a água de chuva não contém fármacos (micropoluentes), minerais e outros poluentes.

Nós bebemos, damos descarga, tomamos banho e irrigamos com águas subterrâneas e de superfície. Porém, podemos fazer o mesmo com a água de chuva. A aplicação que desejamos ter com este tipo de água determina o tipo de tratamento necessário.

Diferente Usos da Água de Chuva

Se você for usar água de chuva para um sistema de irrigação, pouquíssimo tratamento é necessário. Basta uma peneira e no máximo um filtro de 200 mesh. O filtro impede que areia e outros sedimentos maiores entupam os bicos de irrigação. Além disto, a água de chuva é a forma natural que as plantas são irrigadas.

Já se o seu uso será na parte interna, podendo ser utilizada para limpeza de pisos e roupas, descarga e banhos, é recomendável que a água passe por alguns processos de filtração extra, além de ser importante protegê-la contra contaminação microbiana. Não é incomum que, para estas aplicações, seja adicionado algum colorante à água. Porém quando se opta por este procedimento, limita-se o uso da água.

Caso seu intuito não seja restringir o uso da água de chuva, pretendendo potabilizá-la, é importante tomar certos cuidados. Se a sua região for altamente industrializada, cuidados especiais com Compostos Orgânicos Voláteis devem ser tomados. Além disto, é de suma importância que um descarte inicial da água seja realizado (First Flush). Deve-se também ter cuidados extras com contaminação microbiana, adotando a cloração, ou outro método igualmente eficiente. Por fim, é necessário que haja correção do pH da água, afinal, a água da chuva tende a ser ácida.

Agora, se você busca utilizar a água da chuva para abastecer algum processo fabril específico, cuidados especiais devem ser tomados. É importante que a água passe por uma caracterização físico-química para em seguida enquadrá-la ao seu processo.

Atenção

Ao optar pelo uso de água de chuva, atrelado ao reuso de água, seja água cinza em aplicações residenciais e comerciais, ou mesmo reuso de efluente para aplicações industriais, sua dependência de sistemas centrais / municipais de distribuição de água pode ser reduzida drasticamente, ou mesmo zerada.

Além de impactar significativamente na redução de custos, estas etapas podem tornar o seu processo autossuficiente.

Veja também:

Para todas as situações a LITER possui know-how e um corpo técnico dedicado a encontrar a melhor solução para a sua aplicação.

Linhas de Produtos

Se você tem dúvidas em relação a qualidade da sua água, entre em contato com a LITER para que possamos auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Veja abaixo o equipamento que a LITER oferece para você tratar adequadamente a água de chuva.

Tratamento de Água de Chuva

CHUVA

Os equipamentos LITER são dimensionados para cada ocasião, podendo ser na linha residencial ou comercial. Eles são construídos sobre um Skid em aço inox e com carcaças filtrantes em material polimérico, evitando assim corrosão no equipamento.

Compartilhe

Os comentários estão encerrados.