Reuso da Água de Chuva

Tratamento de Água Cinza
Tratamento e Reuso de Água Cinza
2 de setembro de 2016
Contaminantes na Água Potável
4 de setembro de 2016
Dificuldade do Texto: Baixa

Água é um dos nossos recursos naturais mais preciosos e que muitos acreditam ser inesgotáveis. Recentemente o estado de São Paulo nos mostrou que a nossa realidade é um pouco diferente desta. Entre os anos de 2014 e 2015 este estado passou por um período muito forte de estiagem, fazendo com que a disponibilidade de água na região caísse a níveis alarmantes.

AAgência Nacional de Águas apontou que 55% dos municípios brasileiros tiveram dificuldades  de abastecimento no ano de 2015, tornando o problema maior do que aparenta ser. Algumas ações podem ser tomadas para diminuir este problema, onde a coleta da água proveniente de chuvas é uma delas.

Normalmente estas águas são coletadas através de calhas colocadas em telhados e centralizadas a uma cisterna para posterior tratamento. Esta atividade vem se tornando normal, à medida que mais pessoas passam a sofrer pela falta dela. Em algumas regiões, a coleta de água de chuvas pode ser imprescindível.

Técnicas de Coleta de Água de Chuva

A coleta de água de chuva dos telhados de casas e outros empreendimentos pode facilmente ser aplicada nas cidades e em áreas rurais. Basta coletá-la, através do uso de calhas e cisternas e realizar posterior tratamento desta água. Após o tratamento adequado, esta água pode ser utilizada para os mais diversos usos.

Se você é dependente de água de chuva e não está conectado a uma rede pública de distribuição de água, a coleta da chuva é especialmente importante para você. Em uma casa, a chuva pode substituir toda, ou grande parte da água consumida, caso você tenha uma cisterna de tamanho adequado.

A água de chuva carrega consigo uma grande quantidade de contaminantes, principalmente pelo fato de, antes de ser coletada, correr sobre os telhados que estão carregados de poeira, folhas e fezes de pássaros.

Por este motivo o tratamento adequado deve ser aplicando ao se utilizar esta fonte de água. Veja nossa linha de produtos GREEN.

Benefícios na Coleta da Água da Chuva

Coletando e utilizando a água da chuva, a conta de água poderá ser reduzida drasticamente, em alguns casos a conta poderá ser reduzida à taxa mínima, que varia de cidade para cidade.

Além disto, utilizando água de chuva, a residência estará requerendo menor quantidade de água da rede pública, fazendo com que esta, por sua vez, diminua a sua capacidade de armazenagem de água.

O uso de água de chuvas pode também reduzir o volume de água sendo despejada nos bueiros das cidades, podendo assim reduzir a quantidade ou a intensidade das enxurradas.

Contaminações Presentes no Telhado

Existem alguns dispositivos destinados a descartar a primeira água  que cai sobre os telhados, sendo elas a com maior contaminação . Ao se utilizar este tipo de equipamento, toda a sujeira mais grossa será descartada, reduzindo assim a contaminação presente na água. Os equipamentos da linha ECO Secure possuem este tipo de dispositivo.

Dimensionamento da Cisterna

A cisterna de água tratada deve possuir o tamanho para armazenar quantidade suficiente entre uma chuva e outra, considerando-se o período mais seco do ano.

Além disto, deve-se levar em consideração o consumo máximo e a capacidade máxima de coleta de água, distribuída ao longo do ano.

Levando-se em consideração estes dados, a probabilidade de o sistema secar é muito menor. Entre em contato conosco para que possamos auxiliá-lo a dimensionar o tanque no tamanho adequado a sua necessidade

Veja o artigo “Qual o Tamanho Ideal de Cisterna”.

Linhas de Produtos

Se você tem dúvidas em relação a qualidade da sua água, entre em contato com a LITER para que possamos auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Veja abaixo o equipamento que a LITER oferece para você tratar adequadamente a água de chuva.

Tratamento de Água de Chuva

green-2

Os equipamentos LITER são dimensionados para cada ocasião, podendo ser na linha residencial ou comercial. Eles são construídos sobre um Skid em aço inox e com carcaças filtrantes em material polimérico, evitando assim corrosão no equipamento.

Compartilhe

Os comentários estão encerrados.

Skip to content