Filtro de Carvão Ativado no Tratamento de Água de Chuva

Glóbulos Vermelhos
Filtro de Carvão Ativado (Hemodiálise)
25 de fevereiro de 2017
Uso de Ozônio para Sanitização de Água de Hemodiálise
Uso de Ozônio para Sanitização de Água de Hemodiálise
17 de março de 2017
Filtro de Carvão Ativado no Tratamento de Água de Chuva

Filtro de Carvão Ativado no Tratamento de Água de Chuva

Filtro de Carvão Ativado no Tratamento de Água de Chuva

A água de chuva pode ser utilizada como uma fonte alternativa de água potável. Entretanto, o tratamento utilizado deve ser realizado por pessoas que realmente conheçam o assunto. A escolha de materiais adequados é fundamental para obter água de acordo com as exigências do Ministério da Saúde. O filtro de carvão ativado no tratamento de água de chuva é uma opção relativamente barata é útil, por exemplo.

As impurezas mais comuns e visíveis em água de chuva são detritos, como folhas, galhos e poeiras acumuladas sobre telhados. Essas impurezas são removidas facilmente com gradeamento e simples filtração. Filtros de cartuchos de polipropileno ou filtros de mídias como areia, zeólitas ou quartzos são os métodos mais comuns.

Porém, ao cogitar o uso desta água para fins mais nobres, deve-se olhar com mais atenção para as suas características. A chuva funciona como um grande lavador de gases, absorvendo um pouco de tudo que está presente na atmosfera e nas superfícies por onde passa. Aí entra a importância do uso de filtro de carvão ativado no tratamento de água de chuva.

Riscos à Saúde

Para ser própria para o consumo humano, a água de chuva precisa estar livre de contaminações físicas, microbiológicas e químicas. As contaminações físicas são as mais fáceis de serem detectadas, pois normalmente são visíveis. Logo, são as mais fáceis de serem removidas.

As contaminações microbiológicas exigem laboratórios específicos para serem detectadas e exigem dosagem de cloro para combatê-las. Porém a dosagem de cloro no momento inadequado pode gerar substâncias cancerígenas, como os Trihalometanos (THM). Para complementar o tratamento contra contaminações microbiológicas, tem-se tornado mais comum o uso de sistemas UV, eliminando contaminações mais resistentes e reduzindo subprodutos indesejados. Tais contaminações podem provocar doenças nos seres humanos, por este motivo a necessidade de eliminar estas contaminações.

As contaminações químicas podem exigir tratamentos diferenciados para cada situação, deixando-o mais complexo. As contaminações químicas mais comuns são provenientes de compostos orgânicos voláteis. Eles estão suspensos na atmosfera e normalmente são condensados nas primeiras horas de chuva, misturando-se a ela. O filtro de carvão ativado no tratamento de água de chuva pode eliminar tais contaminações.

Veja: Portaria do Ministério da Saúde nº 2.914

Filtro de Carvão Ativado no Tratamento de Água de Chuva

Após a pré-filtração da água de chuva, é comum a presença das mais diversas cadeias carbônicas dissolvidas na água. Entre eles, é comum a presença de trihalometanos e alguns químicos orgânicos sintéticos, dependendo da proximidade de grandes centros urbanos.

Os trihalometanos podem ser formados justamente após o tratamento inadequado da água de chuva. A cloração desta água sem remoção adequada de compostos orgânicos pode gerar tal contaminante, conhecidos por serem carcinogênicos. Por isto a importância de tratar imediatamente a água antes de condicioná-la para beber.

A remoção por adsorção destes contaminantes é uma prática relativamente simples e bem conhecida. Alguns filtros de carvão ativado são dimensionados especificamente para tal aplicação, atingindo maiores eficiências no tratamento. O carvão possui elevada área superficial e pode ser ativado especificamente para esta função, assim, é importante a escolha adequada do filtro. Filtros comuns de carvão ativado possuem baixa eficiência quando aplicados para este fim, por isto não são indicados.

Compostos como os mencionados na lista abaixo estão entre os contaminantes removidos por filtros especiais para estas aplicações:

  • PCB
  • Compostos Orgânicos Voláteis – COV / Volatile Organic Compound – VOC
  • Trihalometanos (THM)
  • Vírus
  • Xileno
  • Tricloroetileno

Além de muitos outros compostos que podem estar presentes na atmosfera ou por onde a água da chuva possa vir a passar.

Linhas de Produtos

Se você tem dúvidas em relação a qualidade da sua água, entre em contato com a LITER para que possamos auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Veja abaixo o equipamento que a LITER oferece para você tratar adequadamente a água de chuva.

Tratamento de Água de Chuva

green-2

Os equipamentos LITER são dimensionados para cada ocasião, podendo ser na linha residencial ou comercial. Eles são construídos sobre um Skid em aço inox e com carcaças filtrantes em material polimérico, evitando assim corrosão no equipamento.

Compartilhe

Os comentários estão encerrados.