Contaminantes na Água Potável

Reuso da Água de Chuva
2 de setembro de 2016
Quais contaminantes devo monitorar na minha água de poço?
4 de setembro de 2016
Dificuldade do Texto: Baixa

Contaminantes são quaisquer substâncias ou partículas na água, podendo ser físicos, químicos, biológicos ou radiológicos. Alguns contaminantes podem ser prejudiciais se consumidos em certas quantidades, porém a presença deles não necessariamente indica que a água cause risco à saúde. Espera-se que uma água potável possua ao menos uma quantidade pequena de alguns contaminantes.

Para saber, de acordo com o Ministério da Saúde, quais contaminantes e em que concentrações máximas eles podem estar presentes na água potável, acesse os anexos da Portaria nº 2.914, de 12 de Dezembro de 2011.

A seguir estão listadas categorias gerais de contaminantes presentes na água:

  • Físicos: são contaminantes que impactam majoritariamente na aparência física ou outras propriedades da água. Exemplos de contaminantes físicos são sedimentos e matérias orgânicas suspensas.
  • Químicos: são contaminantes formados por componentes ou elementos químicos. Estes contaminantes podem ser naturais ou inseridos na água devido à atividade humana. Exemplos de contaminantes químicos incluem nitrogênio, soda cáustica, sais, pesticidas, metais, toxinas produzidas por bactérias e medicamentos humanos ou animais.
  • Biológico: estes contaminantes são caracterizados pela presença de organismos na água, tais como bactérias, fungos, vírus, protozoários e parasitas.
  • Radiológico: são contaminantes caracterizados como elementos químicos, porém com os números de prótons e nêutrons desbalanceados, resultando em uma instabilidade atômica, emitindo radiação. Exemplos de contaminantes radiológicos incluem o Césio, Plutônio e Urânio.

Se você tem dúvidas em relação a qualidade da sua água, entre em contato com a LITER para que possamos auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Compartilhe

Os comentários estão encerrados.

Skip to content