Sulfeto de Hidrogênio na Água

O que é o Nitrato?
20 de julho de 2016
Tratamento de Água Cinza
Tratamento e Reuso de Água Cinza
2 de setembro de 2016

Contaminações: Sulfeto de Hidrogênio

Dificuldade do Texto: Baixa

Água proveniente de poço artesiano e que possua cheiro distinto possivelmente está contaminada com Sulfeto de Hidrogênio. Este contaminante normalmente não afeta a saúde humana nas concentrações que é encontrado em fontes de água, entretanto, é certamente um grande inconveniente, especialmente para o nariz, pois seu cheiro é semelhante ao de ovo podre.

O Sulfeto de Hidrogênio é um gás incolor e que existe naturalmente nas águas subterrâneas. Bactérias redutoras de Enxofre, presentes no subsolo, usam o Enxofre como fonte de energia transformando Sulfatos em Sulfeto de Hidrogênio. As bactérias utilizam o enxofre de matérias orgânicas presentes no solo. O Sulfeto de Hidrogênio pode ocorrer tanto em poços rasos como em poços profundos.

Quais tipos de tratamento estão disponíveis para eliminar este problema?

Existem diversos métodos para tratar água com Sulfeto de Hidrogênio e os métodos devem ser escolhidos de acordo com uma série de fatores, entre eles o pH, concentração de Sulfeto de Hidrogênio e presença de outros contaminantes específicos, tais como matéria orgânica, dureza, ferro e manganês.

Métodos para reduzir o Sulfeto de Hidrogênio, ou mesmo eliminá-lo, incluem processos de filtração por carvão ativado, zeólitas, resinas de troca iônica, dosagens de cloro e outros métodos de oxidação.

Como a água adquire a contaminação através de Sulfeto de Hidrogênio?

Bactérias presentes na água do poço são grandes responsáveis pela maior parte das contaminações por Sulfeto de Hidrogênio. Este tipo de contaminação não está associada a nenhum caso de doenças em seres humanos, porém eles estão atrelados ao desconforto devido ao odor característico, semelhante ao de ovo podre.

Qual é o limite máximo de Sulfeto de Hidrogênio na Água?

O Anexo X da Portaria Nº 2.914 do Ministério da Saúde determina que o limite máximo permitido (VMP) para os padrões organolépticos é de 0,1 mg/L, porém estudos demonstram que 85% das pessoas podem detectar o Sulfeto de Hidrogênio em concentrações de até 0,03 mg/L.

Eu preciso ficar preocupado com a minha saúde na presença deste contaminante?

O gás Sulfeto de Hidrogênio é inflamável e venenoso, caso esteja em concentrações elevadas, porém nas concentrações encontradas em fontes de água não são um perigo para a nossa saúde. Os tratamentos são recomendados somente para que o ambiente em que a água esteja presente não fique com cheiro desagradável.

Existem outros efeitos deste contaminantes?

O Sulfeto de Hidrogênio é corrosivo e pode danificar estruturas metálicas, deteriorando equipamentos. Corrosão por Sulfeto de Hidrogênio causa uma precipitação preta e pode manchar roupas, vasos sanitários e outras peças em porcelana.

Linhas de Produtos

Se você tem dúvidas em relação a remoção de Sulfeto de Hidrogênio da água e quer saber que tipo de tratamento deve adotar, entre em contato com a LITER para que possamos auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Veja abaixo o equipamento que a LITER oferece para você eliminar esta contaminação de sua água.

Redox

A linha de equipamentos REDOX pode ser aplicada para remoção de qualquer contaminante que exija a oxidação do mesmo. Atrelado a ele, pode ser necessário a utilização de outro equipamento.

Compartilhe

Os comentários estão encerrados.

Skip to content