O que é Dureza na Água?

Entenda a contaminação da água por ferro e manganês
19 de julho de 2016
O que é o Nitrato?
20 de julho de 2016

Você já ouviu falar em dureza da água? Apesar do nome, não se trata de uma água em estado sólido, mas sim de um tipo de contaminação dela. A dureza ocorre como resultado da presença de compostos de cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+) na água.

A água é um excelente solvente e dissolve instantaneamente diversos minerais. Assim que ela entra em contato com solos que possuam sais à base de cálcio e magnésio, os íons destes minerais provocam a dureza na água. Eventualmente, metais como o zinco, o ferro, o estrôncio e o alumínio também podem ser levados em conta na aferição da dureza.

O interesse pela dureza da água vem aumentando devido a alguns problemas causados por ela. Isso porque a água “dura” requer mais sabão ou detergente para efetuar a limpeza. Além disso, ela pode contribuir para o aumento de incrustações em equipamentos e tubulações que passam por mudanças de temperatura ou ciclos de concentração.


Tipos de dureza na água: Temporária e Permanente

Normalmente a dureza é referenciada pela unidade “ppm como CaCO3” e pode ser classificada como Dureza Permanente e Dureza Temporária.

Dureza Temporária: é o tipo de dureza causada pela presença de minerais de bicarbonato dissolvidos na água (bicarbonato de cálcio e bicarbonato de magnésio). O termo “temporária” é uma consequência da possibilidade de redução desta forma de dureza através do aquecimento da água. Ele promove a formação de carbonatos, a partir do bicarbonato, que precipitam como carbonatos de cálcio e de magnésio. Este tipo de dureza também pode ser reduzido através da troca iônica proporcionada pelo uso de abrandadores ou desmineralizadores, e pelo uso de membranas de nanofiltração e osmose reversa.

Dureza Permanente: este tipo de dureza é causado pela presença de minerais de sulfato e cloreto dissolvidos na água, como sulfato de cálcio, sulfato de magnésio, cloreto de cálcio e cloreto de magnésio. A dureza permanente não pode ser removida através do aquecimento da água, ao contrário do que ocorre com sais de dureza temporária. Este tipo de dureza se torna mais solúvel conforme a temperatura da água sobe. A dureza permanente também pode ser reduzida pela troca iônica proporcionada por abrandadores ou desmineralizadores e pelo uso de membranas de nanofiltração e osmose reversa.


Linhas de produtos para tratar a dureza na água

Se você tem dúvidas em relação à qualidade da sua água, entre em contato com a Liter para que possamos auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Os abrandadores da Liter são dimensionados para cada ocasião, podendo ser na linha residencial ou comercial. Ambos são fabricados em fibra de vidro e podem ser automáticos ou manuais, à escolha do cliente. Conheça os produtos Liter.

dureza na água

Compartilhe

Os comentários estão encerrados.

Skip to content