Como funcionam os Injetores de Válvulas Runxin

filtro de carvão ativado
Tudo o que você precisa saber sobre filtro de carvão ativado
17 de agosto de 2021
Problemas e Soluções para Válvulas de Abrandador da Runxin
26 de abril de 2022

Os injetores de válvulas Runxin são dispositivos que as diferenciam das válvulas para filtros, possibilitando a sucção do produto químico de interesse apenas com energia hidráulica. Mas antes de entrar em detalhes sobre o funcionamento dos injetores, vamos relembrar as classificações destas válvulas quanto à sua aplicação.

As válvulas Runxin se dividem entre aquelas para abrandadores e para filtros. As destinadas a abrandadorespodem ser aplicadas também na montagem de sistemas de desmineralização. Elas se diferenciam das válvulas de filtro por apresentarem em sua estrutura dispositivos que permitem a entrada dos químicos utilizados para a regeneração das resinas de troca iônica (salmoura, ácidos ou soda cáustica).

Para abrandador, com injetor.
Para filtros, sem injetor.

Funcionamento dos Injetores de Válvulas Runxin

Esses dispositivos que permitem a entrada dos químicos são os injetores. Os modelos utilizados nas válvulas Runxin são:

– Série 63 (6301 a 6310) – 2,0 a 6,0 m3/h;

– Série 74 (7401 a 7406) – 8,0 a 10,0 m3/h;

– Série 77 (7701 a 7705) – 15,0 a 20,0 m3/h;

– Série 78 (7801 a 7801) – Acima de 40,0 m3/h.

Os injetores se baseiam no princípio de Venturi, possibilitando a sucção do produto químico de interesse apenas com energia hidráulica. A Figura 1 apresenta um desenho representativo de um tubo do tipo Venturi.

O escoamento principal é direcionado com uma pressão P1 da seção 1 até a seção 2, de mesmo diâmetro, consequentemente, mesma área de seção transversal (A1 = A2). Contudo, no meio do trajeto existe uma redução da área disponível para o escoamento, representado pelo ponto 3 na Figura 1.

Figura 1 – Tubo do tipo Venturi, exemplificando os efeitos causados devido a contração da seção transversal.

Para que o princípio de conservação da massa seja respeitado, a velocidade do escoamento na seção 3 deverá aumentar, de modo a passar a mesma quantidade de fluido em uma área de seção transversal menor (A3 < A1=A2). Se aplicarmos a Equação de Bernoulli (considerando um fluido invíscido em regime turbulento) entre os pontos 1 e 3, chega-se à seguinte relação:

Na qual P é a pressão, ϑ é a velocidade, g é a aceleração gravitacional e γ é o peso específico do fluido.

Analisando a Equação 1, observamos que para manter a igualdade entre os termos a pressão no ponto 3 deverá reduzir, para compensar o aumento da velocidade na garganta do Venturi. O funcionamento dos injetores das válvulas Runxin baseia-se neste princípio, uma vez que podemos utilizar este ponto de menor pressão para injetarmos outra corrente de fluido. A Figura 2 apresenta o injetor Venturi, agora com uma entrada secundária em sua garganta:

Figura 2 – Tubo do tipo Venturi com entrada secundária na garganta.

A magnitude da vazão secundária depende dos parâmetros geométricos do injetor e da diferença de pressão entre a entrada e a saída do dispositivo.

Saiba mais sobre a válvula para controle de abrandador Runxin

Compartilhe

Skip to content