Reuso da Água de Chuva

Água é um dos nossos recursos naturais mais preciosos e que muitos acreditam ser inesgotáveis. Recentemente o estado de São Paulo nos mostrou que a nossa realidade é um pouco diferente desta. Entre os anos de 2014 e 2015 este estado passou por um período muito forte de estiagem, fazendo com que a disponibilidade de água na região caísse a níveis alarmantes.

AAgência Nacional de Águas apontou que 55% dos municípios brasileiros tiveram dificuldades  de abastecimento no ano de 2015, tornando o problema maior do que aparenta ser. Algumas ações podem ser tomadas para diminuir este problema, onde a coleta da água proveniente de chuvas é uma delas.

Normalmente estas águas são coletadas através de calhas colocadas em telhados e centralizadas a uma cisterna para posterior tratamento. Esta atividade vem se tornando normal, à medida que mais pessoas passam a sofrer pela falta dela. Em algumas regiões, a coleta de água de chuvas pode ser imprescindível.

Técnicas de Coleta de Água de Chuva

A coleta de água de chuva dos telhados de casas e outros empreendimentos pode facilmente ser aplicada nas cidades e em áreas rurais. Basta coletá-la, através do uso de calhas e cisternas e realizar posterior tratamento desta água. Após o tratamento adequado, esta água pode ser utilizada para os mais diversos usos.

Se você é dependente de água de chuva e não está conectado a uma rede pública de distribuição de água, a coleta da chuva é especialmente importante para você. Em uma casa, a chuva pode substituir toda, ou grande parte da água consumida, caso você tenha uma cisterna de tamanho adequado.

A água de chuva carrega consigo uma grande quantidade de contaminantes, principalmente pelo fato de, antes de ser coletada, correr sobre os telhados que estão carregados de poeira, folhas e fezes de pássaros.

Por este motivo o tratamento adequado deve ser aplicando ao se utilizar esta fonte de água.

Benefícios na Coleta da Água da Chuva

Coletando e utilizando a água da chuva, a conta de água poderá ser reduzida drasticamente, em alguns casos a conta poderá ser reduzida à taxa mínima, que varia de cidade para cidade.

Além disto, utilizando água de chuva, a residência estará requerendo menor quantidade de água da rede pública, fazendo com que esta, por sua vez, diminua a sua capacidade de armazenagem de água.

O uso de água de chuvas pode também reduzir o volume de água sendo despejada nos bueiros das cidades, podendo assim reduzir a quantidade ou a intensidade das enxurradas.

Contaminações Presentes no Telhado

Existem alguns dispositivos destinados a descartar a primeira água  que cai sobre os telhados, sendo elas a com maior contaminação . Ao se utilizar este tipo de equipamento, toda a sujeira mais grossa será descartada, reduzindo assim a contaminação presente na água. Os equipamentos da linha ECO Secure possuem este tipo de dispositivo.

Dimensionamento da Cisterna

A cisterna de água tratada deve possuir o tamanho para armazenar quantidade suficiente entre uma chuva e outra, considerando-se o período mais seco do ano.

Além disto, deve-se levar em consideração o consumo máximo e a capacidade máxima de coleta de água, distribuída ao longo do ano.

Levando-se em consideração estes dados, a probabilidade de o sistema secar é muito menor. Entre em contato conosco para que possamos auxiliá-lo a dimensionar o tanque no tamanho adequado a sua necessidade

Se você tem dúvidas em relação a qualidade da sua água, entre em contato com a LITER para que possamos auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Compartilhe esse conteúdo:

Leia também

Remoção de nitrato por troca iônica: a resina ideal e princípios de funcionamento

A remoção de nitrato (NO3–) presente na água utilizada para consumo humano além de necessária, é regulamentada pela portaria n° 888 do Ministério da Saúde, indicando que a concentração da substância deve ser mantida abaixo de 10 mg/L (em base N) de modo a evitar danos à saúde. Comumente se encontram fontes de água subterrânea com teores de NO3– acima do permitido, e quando isto ocorre, a troca iônica é sempre uma das alternativas consideradas como rota tecnológica para a remoção de nitrato. Para esta aplicação, as resinas aniônicas são aplicadas no ciclo Cl–, e após sua exaustão, são regeneradas com soluções de NaCl. As reações de troca iônica e regeneração são apresentadas abaixo. R representa a resina e seu grupo funcional sem fazer distinção quanto ao tipo de grupo funcional. Dois tipos de resinas podem ser utilizados para remoção de nitrato, sendo elas as Aniônicas Fortemente Básicas de tipo I (SBA Tipo I) e as resinas seletivas, sendo estas referidas como resinas com melhor desempenho e eficiência na remoção da substância. Em geral, a escolha entre esses dois tipos de resinas é feita levando em consideração a química da água, em especial a presença de sulfato (SO42-). Os fatores

Leia Mais

Monitoramento de sistemas de troca iônica

Acompanhar o desempenho do sistema é fundamental para garantir que as resinas de troca iônica funcionem bem e tenham uma longa vida útil, resultando em água tratada de boa qualidade. Para verificar se o sistema está em boas condições, é importante medir alguns parâmetros da água que entra e no momento que sai. Nos sistemas de desmineralização, é recomendável monitorar a condutividade da água de entrada, ajudando a detectar qualquer desvio dos valores esperados e analisar a água de saída, que informa sobre a eficácia do tratamento e a necessidade de regeneração. Outro ponto importante é medir o pH após a coluna catiônica, visto que um pH adequado deve estar entre 2 e 4 durante o funcionamento normal. Com o tempo, esse pH tende a subir, especialmente quando o sistema está se aproximando do final da campanha. Medir o pH após a coluna aniônica também é importante; ele deve estar próximo da neutralidade. Para sistemas de abrandamento, desnitrificação e desfluoretação, é aconselhável analisar a concentração de íons indesejáveis tanto na água de entrada quanto na água tratada. Isso ajuda a verificar a eficácia do tratamento e a necessidade de regeneração. Além disso, é fundamental monitorar alguns parâmetros durante todas as

Leia Mais