Tratamento de água de chuva (reuso)

O ciclo natural da água passa por alterações dependendo do local. Em florestas, por exemplo, estima-se que cerca de 50% da água que cai sobre a superfície é infiltrada, parando em lençóis rasos e profundos, 40% desta água está em forma de vapor e 10% está disponível como forma de água superficial. Em áreas urbanas, a parcela de infiltração cai drasticamente, chegado perto de 15%. Já a água sobre a superfície, no formato de rios, riachos, lagos, etc. representam 55% do total de chuva.

Assim, realizar a coleta e a conservação da água da chuva significa entender o valor da chuva e fazer o melhor uso de sua água no lugar que ela cai.

Qualidade da água

A qualidade da água e seu impacto na saúde humana é a preocupação fundamental na coleta e uso de água da chuva. Esta questão é composta por dois elementos: uso final da água de chuva e tratamento fornecido.

A água da chuva, quando usada para irrigação residencial, não necessita de um tratamento prévio. Aplicações comerciais e não potáveis requerem tratamento, que será determinado pelo tipo de uso. Utilizar para descargas de banheiro ou limpeza de pisos não apresentam grande impacto na saúde humana, portanto, podem ser feitos tratamentos mais brandos desta água.

Já o uso de água da chuva para fins mais nobres pode exigir um tratamento especial a fim de evitar que contaminantes, prejudiciais ao ser humano, ultrapassem os limites máximos permitidos pela Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde.

A Liter possui três linhas de equipamentos para coleta e armazenagem de água de chuva.

UTILIZAÇÃOPONTOS CRÍTICOS DE CONTROLELINHA DE PRODUTOS
Uso externo (irrigação, limpeza de calçadas etc)Não apresentaGREEN Outdoor
Uso interno (descarga de banheiros, água de limpeza, etc.)Contaminação microbiológica.
Coloração e turbidez.
Odor.
GREEN Indoor
Uso interno (uso nobre, potabilização)Contaminação microbiológica.
Coloração e turbidez.
Odor.
pH.
Compostos orgânicos.
Outros (Ver MS nº 2.914).
GREEN Secure

Coleta e armazenagem

A coleta e armazenagem inicial são importantes e devem ser realizadas por um sistema apropriado. É nesta etapa que sujeiras maiores são retidas e uma pré-cloração é executada.

As cisternas ofertadas pela Liter possuem um sistema de pré-cloração e pré-filtração já embutido, dispensando assim o uso de outros utensílios.

Filtração

A filtração é um sistema de tratamento utilizado para remoção de partículas sólidas e matéria orgânica que esteja presente na água da chuva.

A água passa pelos filtros para remover contaminantes adquiridos ao escoar pelos telhados, calhas e outros caminhos.

Tais filtros são dimensionados de acordo com a necessidade do cliente.

Correção pH

Normalmente o pH da água da chuva tende a ser baixo, podendo provocar corrosão em tubos e equipamentos de metais.

Recomenda-se a neutralização do pH através do uso do sistema NEUTROX.

Cloração

A cloração da água da chuva é imprescindível para que a qualidade da mesma seja preservada pelo maior tempo possível. Sem esta etapa, a água armazenada poderá adquirir sabor, odor e coloração, provenientes de contaminação microbiológica.

Se você tem dúvidas em relação à qualidade da sua água, entre em contato com a LITER para que possamos auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.