Reuso de Água de Chuva – Separador de Fluxo (First Flush)

Tratamento da Água de Chuva após a Armazenagem
Tratamento da Água de Chuva após a Armazenagem
8 de abril de 2017
O pH da Água de Chuva
O pH da Água de Chuva
20 de abril de 2017
Reuso Água de Chuva

Reuso Água de Chuva

Dificuldade do Texto: Baixa

Quando se fala em reuso de água de chuva, ela normalmente está atrelada a usos menos nobres. Ignora-se, muitas vezes, o fato desta água possuir elevado grau de pureza. Ignora-se também que grande parte das impurezas por ela carregada estão presentes somente nos primeiros minutos de chuva.

A remoção destas impurezas pode ser realizada de forma simples e barata através de um separador de fluxo (first flush).

O separador de fluxo (first flush) nada mais é do que um dispositivo dimensionado para remover a “primeira água” da chuva. O que diminui a concentração de impurezas na mesma.

Existem evidências, apresentadas em artigos, que demonstram que descartar a “primeira água” da chuva reduz a concentração de contaminantes. É nesta porção de água que estarão grande parte dos particulados presentes no telhado. É aí também que a maior parte dos vapores condensáveis presentes no ar atmosférico estão diluídos. De forma geral, tais artigos apontam que, após 0,35L/m² de chuva (valor médio), os coliformes fecais provenientes de pássaros não estão mais presentes na água.

Todavia, é imprescindível acompanhar o sistema após sua instalação e readequar o separador de fluxo (first flush), caso seja necessário. Fatores como temperatura, extensões de áreas cultivadas e urbanização são variáveis importantes durante o dimensionamento do sistema. Por experiência, sabemos que este número pode variar facilmente entre 0,5 e 2,0 L/m².

O separador de fluxo (first flush) deve ser utilizado como um dos componentes para tratar a sua água, sendo ele o primeiro de todos. Para fins mais nobres, nunca deve ser utilizado de forma isolada. Além disto, acompanhamentos analíticos periódicos da água são sempre recomendados.

O separador de fluxo (first flush) deve estar sempre vazio antes de iniciar a chuva. Existem dispositivos automáticos no mercado, porém o monitoramento frequente do mesmo é imprescindível. Antes de comprar um dispositivo, verifique se o mesmo é de fácil manutenção, pois precisará ser limpo frequentemente.

Com o uso do separador de fluxo (first flush) o seu sistema de tratamento de água ficará menos sobrecarregado. Ele impacta no seu sistema conforme apresentado abaixo:

  • Redução de sólidos em suspensão
  • Redução de contaminação microbiológica
  • Redução de compostos orgânicos voláteis
  • Aumento do pH da água

Logo, o uso deste dispositivo poderá reduzir a manutenção do seu sistema de tratamento de água de chuva e consequentemente os custos inerentes a ele.

Leia também:

  1. Tratamento da Água de Chuva após a Armazenagem
  2. Filtro de Carvão Ativado no Tratamento de Água de Chuva
  3. Fontes Alternativas de Água
  4. Chuva: Água Excelente com Usos Ilimitados
  5. Qual o Tamanho Ideal de Cisterna
  6. Reuso da Água de Chuva
  7. Green (Água de Chuva)

Acompenhe-nos no LinkedIn.

Compartilhe

Os comentários estão encerrados.