Ciclo da água

Untitled Document
1) A água evapora-se dos rios, mares e lagos, plantas e acumula-se na atmosfera. A medida que a temperatura do ar cai, o vapor de água se condensa e sob forma de chuva.
2) A chuva cai sobre a superfície e acumula-se em rios, lagos e lençóis freáticos.
3) A água é captada através de bombeamento e posteriormente tratada. Este tratamento tende a ser um tratamento convencional, que não é o suficiente para remoção de poluentes conhecidos como micropoluentes, tais como princípios ativos de remédios, agrotóxicos e outros. Normalmente as etapas deste tipo de tratamento são:
a) Coagulação
b) Floculação
c) Decantação
d) Filtração
e) Cloração
4) A água já tratada é armazenada em grandes cisternas e posteriormente distribuída através de bombeamento para os consumidores. Durante o processo de armazenagem e distribuição de água, diversos contaminantes podem ser novamente trazidos à água. Tubulações antigas podem possuir rachaduras, ou mesmo durante o processo de manutenção das tubulações as contaminações são inseridas.
5) A água chega então ao consumidor final e é armazenada em caixas próprias para água. Posteriormente é distribuída pela casa, em ambientes como:
a) Cozinha: Nitrato em altas concentrações podem ser prejudiciais à saúde. Sulfeto de Hidrogênio pode gerar um odor de ovo podre na água, além de alterar o sabor das bebidas e comidas. Dureza elevada pode causar incrustações em torneiras e manchas em talheres. Ferro e Manganês elevados podem conferir cor e sabor à água.
b) Lavanderia: Dureza elevada pode prejudicar máquinas de lavar roupa, aumentar o consumo de sabão em pó, aumentar o consumo de energia e deixar roupas brancas acinzentadas. Ferro e Manganês elevados podem provocar manchas em roupas.
c) Banheiros: Dureza elevada pode causar incrustações nas torneiras e na resistência do chuveiro, danificando-a prematuramente. Água ácida causam manchas verde azuladas e corrói peças cromadas, conexões e tubulações. Cloro Livre, usado para desinfecção da água, pode causar irritação na pele. Ferro e Manganês elevados podem provocar manchas em pias, pisos e vasos sanitários.
d) Utilidades: Dureza elevada pode provocar entupimento de tubulações em sistemas de aquecimento de água. Ferro e Manganês elevados podem provocar entupimento de tubulações em sistemas de aquecimento de água. Após o consumo de água, parte desta água é descartada como efluente ou esgoto.
e) Cozinha: Água contaminada com detergente e restos de comida.
f) Lavanderia: Água contaminada com sabão em pó, amaciante e fiapos de roupa.
g) Banheiros: Água contaminada com dejetos humanos, shampoo e sabonete, princípio ativo de medicamentos (micropoluentes).
6) Parte desse esgoto é tratado, mas no Brasil, grande parte é destinado aos rios sem qualquer forma de tratamento. Ainda que o tratamento do esgoto seja realizado, no Brasil os tratamentos aplicados não são eficientes para a remoção de micropoluentes (princípios ativos de remédios, agrotóxicos e outros).
7) Por fim o efluente retorna para os rios, lagos e mares, que por sua vez volta a se evaporar. A evaporação carrega somente a água, ficando acumulado qualquer resíduo menos volátil, que será captado junto com a água que voltará a alimentar os municípios.

Cozinha

  • Nitrato em altas concentrações podem ser prejudiciais à saúde.
  • Sulfeto de Hidrogênio pode gerar um odor de ovo podre na água, além de alterar o sabor das bebidas e comidas.
  • Dureza elevada pode causar incrustações em torneiras e manchas em talheres.
  • Ferro e Manganês elevados podem conferir cor e sabor à água.

Lavanderia

  • Dureza elevada pode prejudicar máquinas de lavar roupa, aumentar o consumo de sabão em pó, aumentar o consumo de energia e deixar roupas brancas acinzentadas.
  • Ferro e Manganês elevados podem provocar manchas em roupas.

Banheiros

  • Dureza elevada pode causar incrustações nas torneiras e na resistência do chuveiro, danificando-a prematuramente.
  • Água ácida causa manchas verde azuladas e corrói peças cromadas, conexões e tubulações.
  • Cloro Livre, usado para desinfecção da água, pode causar irritação na pele.
  • Ferro e Manganês elevados podem provocar manchas em pias, pisos e vasos sanitários.

Utilidades

  • Dureza elevada pode provocar entupimento de tubulações em sistemas de aquecimento de água.
  • Ferro e Manganês elevados podem provocar entupimento de tubulações em sistemas de aquecimento de água.